Cabelo

Cronograma capilar em três etapas!

Dê sua nota!

Ter um “calendário” de cuidado com os nossos fios pode ser um tanto complicado, afinal os cabelos demandam mais de um tipo de tratamento. Na hora de cuidar das madeixas cada “passo” exige um conhecimento e uma forma de usar os produtos da maneira correta!

Por isso, é importante conhecer o famoso cronograma capilar, dividido em três etapas: hidrataçãonutrição e reconstrução.

Você precisa entender como funciona cada momento para solucionar seus problemas no quesito organização e – claro – cabelos cuidados e perfeitos!

Vamos lá?

Antes de tudo: respeite as suas particularidades

Existem milhões de produtos no mercado para realizar o cronograma capilar.

Com certeza você vai precisar de máscara de hidratação, de nutrição e de reconstrução – e o uso de produtos profissionais e de alta qualidade é indispensável. Mas, para além de focar na confiabilidade desses materiais, você tem de investigar se eles são adequados para o seu tipo de cabelo.

Nem mesmo a máscara mais poderosa do mercado dará conta do recado se o seu cabelo for fino e ela for destinada para cabelos grossos. O efeito será contrário.

Então, antes de tudo, preste atenção nesses “detalhes”.

Hidratação para cabelos: repor a água!

A hidratação é uma velha conhecida das mulheres que gostam de tratar dos cabelos. Fazer uma máscara no salão, reservar um tempinho da semana para fazer uma touca e sentir o autocuidado aflorando é maravilhoso!

Dessa forma, quando seu cabelo estiver sem resistência hídrica no comprimento dos fios, faça a hidratação. Máscaras de hidratação combinadas com ampolas irão repor a água que foi perdida, que não consegue chegar da raiz até as pontas.

Como os cabelos perdem a capacidade de reter água?

Essa resposta é muito simples: vivendo! É no dia a dia mesmo, viu? Lavar e secar (no vento natural ou com alta temperatura), fazer penteados, o contato com a água de piscina ou de mar, o uso de modeladores…

Mas, alguns tipos de cabelo precisam de muito mais hidratação do que outros: os cabelos secos, cacheados e crespos, grossos, envelhecidos e, principalmente, os que passaram por processos químicos, têm mais dificuldade de levar a hidratação pra toda extensão do fio.

Qual a frequência para hidratar?

Geralmente os produtos profissionais informam em seus rótulos com que frequência devem ser aplicados. Quando não há especificações, organize-se para fazer uma máscara semanalmente. Caso seu cabelo não sofra muito com a falta de água, a cada 15 dias é uma boa espera.

Não use a máscara como condicionador e cumpra o tempo estipulado de aplicação. Se você não deixa o produto agir o tempo suficiente, a máscara não fará o seu trabalho. Você estará jogando produto no ralo.

Hidratar é: repor a umidade dos fios, deixando-os menos porosos e com mais vida! Mas, é importante lembrar que a hidratação não resolve todos os problemas que nossos cabelos podem manifestar.

Vamos ao próximo passo!

Nutrição: criar uma barreira de gordura natural!

A nutrição é indicada para quem tem os cabelos danificados por causas naturais, como a lavagem cotidiana, a exposição ao sol e a água, o uso de acessórios com alta temperatura, entre outras.

Quando esses fios estão danificados, perdem sua barreira lipídica. E, assim como os fios de cabelo podem perder água, eles também são capazes de perder nutrientes.

Ou seja, as gorduras naturais – que são produzidas pelas glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo – são responsáveis em proteger o comprimento dos cabelos, e, quando essa proteção é perdida, a nutrição vem fazer essa reposição impermeabilizando os cabelos.

Depois da nutrição você vai sentir os cabelos mais pesados e sem frizz, vai perceber que eles não embaraçam fácil, que os fios não estão ásperos.

Cuidado com a frequência da Nutrição

A nutrição é responsável por reter a hidratação, possibilitando que a água e nutrientes se mantenham nos fios.

Invista, sempre, em produtos que contenham manteiga e óleo (compostos ricos em lipídeos), e faça a nutrição (umectação) a cada 15 dias.

Tenha cuidado para não exagerar nessa etapa, observe seu tipo de cabelo e cuide para que ele não fique pesado demais, ou oleoso.

Reconstrução: a vez dos agentes de reestruturação!

A reconstrução deve ser um investimento para quem teve os fios expostos a processos químicos, como a coloração, a descoloração e, claro, os alisamentos.

Os superprocessamentos danificam os fios, criando verdadeiras fissuras em sua estrutura. Assim, os cabelos ficam carentes de reparação, técnica que reelabora as fibras e devolve as propriedades naturais dos cabelos.

O diferencial da reconstrução é que ela age de “dentro para fora”. Isso quer dizer que as camadas internas dos fios vão sendo renovadas, em uma espécie de selagem. Dessa forma, as cutículas são fechadas e os cabelos ficam realmente protegidos das ações externas, mais alinhados e brilhantes.

Quais produtos usar para fazer a reconstrução?

Os produtos utilizados para a reconstrução devem ser ricos em queratina, proteína, aminoácido, silicone e agentes reconstrutores.

A queratina  pode ser gel, líquida ou em creme. Quando o cabelo está quebradiço, poroso e elástico, certamente, está faltando esse componente, sem ele os fios ficam com a camada externa exposta.

A máscara reconstrutora e a ampola reconstrutora (que são mais concentradas) é a combinação certeira entre proteínas, aminoácidos e silicone!

Você pode adquirir os produtos e repetir os procedimentos em casa, a cada 15 e/ou 30 dias (dependendo do estado das suas madeixas!).

Para que o produto aja de forma correta, cumpra o tempo de ação que – com certeza – foi orientado pelo rótulo. Se você respeitar esse prazo, os ativos irão agir de forma certinha, sem fazer surgir caspas, oleosidade e outros prejuízos, ok?

Pronta para se organizar?

Observe bem o seu cabelo, lembre-se do seu histórico capilar e faça escolhas certeiras na hora de programar o seu cronograma. Ter produtos profissionais em mãos, nesse momento, é imprescindível! Por isso, corre para o site do Meu Salão! Todas as melhores marcas para o seu Cronograma Capilar estão lá!

Compartilhe com as amigas! <3

Comente aqui!

comentários

Deixe seu comentário acima ↑
Postagem anterior
28 de fevereiro de 2019
Postagem seguinte
28 de fevereiro de 2019