Cabelo

Quais as causas da queda de cabelo? Entenda e resolva!

Dê sua nota!

Sabemos que os cabelos caem mesmo, a troca dos fios é um movimento da nossa natureza. Diariamente, todas as pessoas perdem uma média de 100 fios de cabelo. A preocupação vem mesmo quando percebemos que isso “está demais” e observamos que algo está errado.

A queda de cabelo pode ter muitas causas, desde as naturais até as patológicas. Se você acredita que está perdendo muitos fios – em uma velocidade alta e/ou em uma região específica, preste bastante atenção na lista de motivos que pode estar te deixando assim:

Causas da queda de cabelo

Nem sempre perder os cabelos é um sinal de doença, isso pode acontecer por motivos puramente naturais:

Causas naturais

– Ciclo de crescimento dos fios capilares

Nós temos um ciclo de crescimento dos fios que, basicamente, é dividido em três fases:

  • Crescimento (fase anágena): período que dura de dois a seis anos, quando os fios crescem, até atingir um cumprimento máximo.
  • Interrupção (fase catégena): período em que o fio para de crescer.
  • Queda (fase telógena): durante, mais ou menos, três meses, 10% dos fios da cabeça ficam prontos para dar espaço para um próximo, que irá crescer em seu lugar.

Ou seja, a queda de cabelo, quando natural, é benigna. E não é sinônimo de “ficar careca” – dentro de certo período de tempo – os fios que foram perdidos, retornarão naturalmente.

É importante saber que alopecia (areata ou permanente) e queda de cabelo são problemas diferentes, com causas diferentes.

– Idade

Antes de “arrancar os cabelos”, preste atenção se você não está com o volume de fios menor, apenas por uma questão de idade.

É muito comum que nosso corpo se transforme e tenhamos a percepção só um tempo depois. Conforme vamos envelhecendo, o peso vai ficando mais teimoso, a pele menos hidratada e nossos fios de cabelo, pouco densos.

– Estação do ano

Durante algumas épocas do ano, o couro cabeludo fica menos irrigado pelo sangue, que leva os nutrientes para a raiz do cabelo. Isso acontece quando está frio, ou seja, no outono e no inverno, e, assim, há uma queda maior de fios.

Fique tranquila, esse movimento, provavelmente, será reduzido na primavera e no verão, quando o clima está mais quente.

Causas patológicas

Listamos a seguir alguns fatores que podem estar colaborando para a queda dos seus cabelos, que não são naturais e precisam ser cuidados com mais atenção, confira:

Baixo índice de nutrientes

– Anemia

Pessoas com anemia apresentam a falta de ferro e vitamina B12, assim, ficam propícias a receberem menos sangue no couro cabeludo, causando a queda capilar.

Mudanças Hormonais

– Hipotireoidismo

Pessoas com funcionamento alterado na tireoide também têm a produção hormonal prejudicada. Hormônios que são fundamentais para o nosso metabolismo e para o crescimento dos fios de cabelo.

– Ciclo de evolução do corpo feminino

Sabemos que a nossa relação com a menstruação afeta bastante o corpo como um todo.

Desde o momento em que começamos a usar os anticoncepcionais, passando pela maternidade (gravidez e amamentação) até chegar à menopausa, nossos hormônios trabalham incansavelmente.

Para além das alterações hormonais, causadas pelos eventos e pelos métodos anticoncepcionais, podemos somar o estresse causado durante uma gestação, pós-parto, entre outros que resultam em uma queda de cabelo temporária.

Uso (indevido ou não) de medicamentos e fármacos

– Excesso de suplementos

Alguns suplementos, vendidos em lojas especializadas, apresentam alto número de vitaminas A ou B. Pessoas que procuram complementar a alimentação – na busca de resultados físicos – precisam prestar atenção na quantidade de complexos vitamínicos que está ingerindo.

– Outros remédios

  • Anticoagulantes
  • Antidepressivos
  • Ibuprofeno
  • Lítio
  • Metotrexato
  • Quimioterapias
  • Remédios para artrite
  • Remédios para pressão alta
  • Remédios para problemas cardíacos

Esses são alguns fármacos que podem ter como efeito colateral a queda de cabelos. Geralmente esse tipo de informação já vem enunciado na bula do remédio. Fique atenta.

Questões emocionais

– Traumas e Estresse

Nem sempre o estresse vem de um trauma bem definido, talvez ele seja cotidiano e você não consiga identificar o que está lhe deixando em uma situação de troca do ciclo dos fios de cabelos mais acentuada e rápida.

É muito comum ouvir a expressão: “fiquei careca de preocupação”, porque é assim mesmo que o corpo funciona em situações extremas.

Uso indevido de produtos para o cabelo

Alisamentos e tratamentos químicos, uso excessivo de acessórios com alta temperatura para alisar ou enrolar os cabelos, produtos com baixa qualidade e data de validade excedida, são fatores que acentuam a queda de cabelos.

Como identificar a minha causa e resolver a queda de cabelo?

Só um especialista para indicar qual dessas causas apresentadas é – realmente – a sua e como você precisa tratar esse problema temporário.

Provavelmente, enquanto você fazia essa leitura, pensou em como está sendo a sua vida e suas práticas de saúde. Se observe bastante e procure um médico. Ele lhe fará perguntas, indicará exames e, talvez, até remédios que podem ser combinados com produtos especializados para queda capilar.

Quais produtos recomendados para queda de cabelo?

Se o seu cabelo já caiu bastante, está fraquinho e ralo, invista em um produto especializado.

Shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, óleos especiais e séruns vitamínicos não farão o seu cabelo parar de cair. Mas, irão trabalhar com os fios que você tem, fazendo com que eles cresçam mais rápido, deixando-os mais fortes e com mais volume.

Além do mais, existem fórmulas que auxiliam o processo cíclico dos fios, como:

 

– Séruns vitamínicos

Sérum Loreal Professionnel Serioxyl Denser Hair é o tratamento para o couro cabelo que combate à perda capilar. Proporciona sensação imediata de mais volume e, após três meses de uso diário, restabelece a densidade dos fios. Além disso, ajuda no crescimento saudável dos fios, deixando-os cada vez mais fortes.

Sua fórmula traz a combinação das tecnologias exclusivas Glucoboost e Incell, compostas de ativos que despertam os folículos adormecidos e encurtam a fase de dormência da fibra capilar, dando mais corpo aos cabelos. Os resultados são imediatos.

Após três meses de utilização diária, você conquista mais densidade, podendo revelar até 1.700 novos fios de cabelos.

Loreal Professionnel Serioxyl Denser Hair - Sérum 90ml
Loreal Professionnel Serioxyl Denser Hair – Sérum 90ml

 

Como usar o Sérum?

Aplique 8 pipetas do Sérum Serioxyl Denser Hair no couro cabeludo ao final do dia, durante três meses. Massageie com as pontas dos dedos até ser completamente absorvido. Não enxague. Deixe secar.

Confira todos os produtos especializados e profissionais para o seu tipo de cabelo no site do Meu Salão!

O Meu Salão oferece uma linha de cosméticos incríveis para quem quer recuperar a força dos cabelos e fazer com que eles cresçam sedosos e macios. Não sofra mais com fios enfraquecidos e ralos, temos as fórmulas certas para restaurá-los. Confira!

 

 

Compartilhe com as amigas! <3

Comente aqui!

comentários

Deixe seu comentário acima ↑
Postagem anterior
7 de março de 2019
Postagem seguinte
7 de março de 2019