Cabelo Dicas

Você sabe como escolher o pó descolorante para cabelos?

Dê sua nota!

Investir em um pó descolorante para os cabelos é uma tarefa arriscada. Isso porque sem o conhecimento da quantidade correta de produtos, qualidade e procedência, os seus fios podem ser seriamente danificados.

Por isso, quando o assunto é descoloração, muitas questões têm de ser consideradas. O primeiro quesito a se pensar é como o pó descolorante age nas madeixas, e, depois, quais componentes estão ali presentes. Sabendo escolher a marca do produto, os riscos de seus fios serem prejudicados são totalmente reduzidos.

Neste post vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o pó descolorante para cabelos. Vamos lá?

Como escolher o pó descolorante para descolorir os cabelos?

Ainda existe apenas uma forma de descolorir os cabelos: aplicar a união de um oxidante (loção ativadora com água oxigenada) e pó descolorante nos fios e esperar o calor natural da cabeça agir.

Nesse processo, a descoloração (o pó) age na cadeia de pigmentos dos cabelos, rompendo a sua cor natural. Isso acontece pois o agente descolorante (o oxigênio) reage com o pigmento que existe no fio de cabelo, retirando a sua cor originária.

O movimento de inchar a fibra capilar e abrir as escamas dos fios, permitindo a entrada do agente oxidante, só é possível em um ambiente alcalino. Os alcalinizantes mais usados, que estão presentes no mercado, são à base de persulfato de amônia ou de potássio.

Os alcalinizantes são componentes que modificam a estrutura dos cabelos e, também, podem deixar seus fios muito sensíveis. Por isso é tão importante escolher produtos de qualidade.

Os melhores pós descolorantes, geralmente, trazem em seus rótulos e indicações o nível de clareamento que pode atingir. É a sua performance, que, no clareamento, irá proteger a fibra capilar, minimizando as quebras.

Dadas todas essas informações, recomendamos que você escolha fórmulas que tragam agentes anti-amarelos, pois eles neutralizam os subtons quentes. Eles – de forma geral – são azuis. E, sobre a loção ativadora, é importante prestar atenção ao volume da água oxigenada, que vai depender da cor que você deseja para as madeixas.

Conte com o teste de alergia, esfregando um pouco da junção dos produtos na área do cotovelo. Se você for fazer uma descoloração pela primeira vez ou, se já fez, mas vai utilizar um produto de marca diferente, essa amostragem é de extrema importância, para evitar perigos à saúde.

Caso a área fique irritada, com coceiras, vermelhidão ou manchas, muito provavelmente você tem alergia ao produto. Enxágue em água abundante o mais rápido possível e suspenda o uso. Nada de aplicar o produto na cabeça toda.

Pó descolorante com ou sem amônia? E agora?

Há quem diga que não há diferença entre o pó descolorante com amônia e sem amônia. Porém, existe sim! E a divergência fundamental é o objetivo para o qual esse componente está sendo usado no seu tratamento capilar.

O pó descolorante sem amônia é usado em cabelos que ainda não possuem química. Que, geralmente, são os casos de mechas, descolorações globais, californianas, etc.

Os produtos que contém amônia são usados em cabelos que já sofreram algum tipo de tratamento químico, como alisamentos, relaxamento, colorações. Dessa forma, a ausência de amônia agride menos o cabelo.

Outra diferença é: o pó descolorante sem amônia não abre muito os tons. Isso quer dizer que o máximo que ele pode alcançar é 3 tons. Em um exemplo, podemos usar o loiro platinado. Se você quiser ficar “platinada” o pó descolorante sem amônia não vai lhe proporcionar esse resultado.

Essas são as grandes diferenças entre os dois produtos.

Qualquer pessoa pode usar o pó descolorante?

Quem passa por um processo químico nos cabelos sente que, com o tempo, a porosidade, o frizz, a quebra, o ressecamento e a opacidade começam a ofuscar o brilho dos fios. E, junto com essa sensação, vem a necessidade dos cuidados especiais.

Antes de usar ou não o pó descolorante, é preciso considerar o seu histórico capilar. Caso os fios tenham sofrido a abertura de suas escamas anteriormente, fazer com que ele passe pelo mesmo processo para clarear é uma ocasião perfeita para perder a hidratação e os nutrientes.

Por isso, antes de começar qualquer procedimento de descoloração, é imprescindível avaliar a saúde dos seus cabelos. A descoloração pode ser incompatível com algumas químicas, como guanidina, sódio, tioglicolato, lítio, entre outras substâncias presentes em alisamentos químicos.

Se os seus cabelos passaram recentemente por processos como os citados, espere alguns meses para descolorir. Enquanto isso, invista em hidratações, nutrições e reconstruções. Assim, você irá repondo a massa dos fios, até chegar o momento certo de descolorir! O histórico químico dos seus cabelos é de suma importância e fará toda diferença no resultado da cor e na saúde deles.

Quais os cuidados a tomar depois de usar o pó descolorante?

Se você usou o pó descolorante, quer dizer que seu cabelo está quimicamente tratado. É de extrema necessidade que você aposte em produtos especiais para o seu tipo de cabelo, que além de ter química em sua composição, pode ser crespo, cacheado, liso, fino ou grosso.

O primeiro zelo que você precisa ter é na lavagem. Shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados devem ser a sua prioridade. Eles possuem componentes que ajudam na recuperação dos fios que foram submetidos a processos químicos. Além disso, é essencial que semanalmente você utilize uma boa máscara de hidratação – também direcionada para cabelos receberam química.

Se você faz o uso de chapinha e outros acessórios que usam do calor, precisa cuidar da finalização com Defrizante e Finalizador Termoativo. Esses produtos, que podem ser encontrados como creme, óleo, séruns e sprays, irão proteger os fios da umidade, criando uma camada que evita o aspecto de “arrepiado”.

O Reestruturador preserva a parte externa dos fios, além disso, é capaz de potencializar a ação de outros produtos, como a máscara, por exemplo. Ele é um hidratante poderoso para quem está sentindo os cabelos ressecados demais. De início, dá para ser usado semanalmente, depois de 15 em 15 dias, e, quando os fios estiverem reestruturados é bom manter uma frequência mensal.

Wella Professionals Blondor Descolorante em Pó Dust-Free
Wella Professionals Blondor Descolorante em Pó Dust-Free
Schwarzkopf Igora Vario Blond Plus - Pó Descolorante 450g
Schwarzkopf Igora Vario Blond Plus – Pó Descolorante 450g
Schwarzkopf Blondme Crystal Transparente Gel Bleach - Pó Descolorante 450g
Schwarzkopf Blondme Crystal Transparente Gel Bleach – Pó Descolorante 450g

Todos esses produtos, incluindo o pó descolorante, são encontrados aqui no Meu Salão! Nosso site disponibiliza uma gama incrível de marcas profissionais e absolutamente confiáveis, para todas as modalidades de descoloração e cuidados para o pós-tratamento. Confira agora mesmo!

Compartilhe com as amigas! <3

Comente aqui!

comentários

Deixe seu comentário acima ↑
Postagem anterior
12 de dezembro de 2018
Postagem seguinte
12 de dezembro de 2018